Qual é o melhor método para o ensino e aprendizado de inglês?

Esta com certeza foi uma das perguntas que mais escutei desde quando comecei a dar aulas. Várias escolas famosas vendem suas aulas afirmando que encontraram definitivamente a melhor forma de ensinar inglês, e muitas vezes citam os nomes de vários estudiosos para comprovar esta teoria. Frequentemente vemos em propagandas de escolas frases tendenciosas que tentam lhe convencer a comprar um curso acreditando que ele finalmente irá mudar sua vida.
Mas meu questionamento é: existem milhares de escolas de inglês, todas afirmam ter comprovadamente o melhor método. Mas qual deles realmente é o melhor?
Na minha opinião como professor a resposta para esta pergunta é bem óbvia, apesar de não parecer clara para muitas pessoas: o melhor método é aquele que faz você feliz!
E quando eu falo em felicidade não estou tratando apenas de diversão durante as aulas. Levo em conta dois fatores principais. Primeiro: você está percebendo que, independentemente da velocidade de aprendizado, seu nível de inglês está melhorando após cada aula? Você sente que hoje consegue entender e falar um pouco mais do que ontem? Você consegue perceber que está cada vez mais confiante em relação ao idioma? Se sua resposta for sim para estas perguntas, você provavelmente está no caminho certo.
Segundo, você se sente motivado em assistir as aulas? O seu professor está conseguindo despertar seu interesse em buscar cada vez mais conhecimentos que lhe permitirão aumentar o nível do seu inglês? O conteúdo que você está estudando tem alguma ligação com as coisas que você faz no seu dia a dia? Responda sim para mais essas perguntas e pode considerar que você achou o método ideal para você!

(se você não está empolgado, este não é o caminho certo)

Por isso nunca gosto de me prender a métodos pré-determinados antes de conhecer cada um dos meus alunos. Acredito que uma boa aula de inglês deve ser preparada levando em conta as particularidades de cada um. Cada pessoa tem uma facilidade, uma dificuldade, um interesse diferente. E as aulas de inglês devem estar sempre alinhadas a estas características.

Está feliz? Está motivado? Está aprendendo o idioma e utilizando-o com mais confiança? Parabéns! Você encontrou um bom método para aprender inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *