Aprendendo Inglês! Aulas particulares ou em uma escola tradicional?

Muitas pessoas que querem começar a estudar ou aprimorar o nível de inglês se perguntam se vale mais a pena fazer aulas particulares ou se matricular em uma escola tradicional. Já começo este post dizendo que acredito que aulas particulares ou em pequenos grupos são infinitamente melhores. Antes de citar as vantagens vou descrever quais são os dois erros graves que muitas escolas cometem na hora de ensinar inglês.

  • O número de pessoas em sala de aula. Já trabalhei em algumas escolas que matriculam 15 alunos em uma mesma turma. Tente imaginar um único professor tendo que dividir toda a sua dedicação e atenção com este número de alunos por apenas duas horas durante a semana. Vale lembrar que cada uma dessas pessoas tem diferentes necessidades e dificuldades. Mas mesmo assim estão todas dividindo uma mesma sala com um único professor.

  • A grande maioria das escolas é obrigada a seguir um cronograma fixo, independentemente do conteúdo ter sido absorvido pelos alunos ou não. Vou me explicar: uma escola tem um conteúdo definido que deve ser passado do começo ao final do curso. E para isso tem que seguir exatamente o número de aulas dedicadas para cada matéria que será ensinada. Mas o que acontece se um tópico não tiver sido 100% compreendido por alguns dos alunos?? Nada! Eles passam para o próximo, devido a esta obrigação de estar sempre seguindo o cronograma. Obviamente o aluno com dificuldades na matéria anterior também terá problemas em entender o próximo conteúdo, e assim por diante. O problema vai se tornando uma bola de neve e o aluno chega no fim do curso com várias lacunas de aprendizado que não foram preenchidas.

 

No ensino particular ou para pequenos grupos é completamente diferente. As aulas são especificamente preparadas de acordo com as necessidades de cada aluno, levando em conta que o ritmo e estilo de aprendizado pode variar muito de pessoa para pessoa. Se um aluno não tiver compreendido um certo tópico vamos estuda-lo até que o conteúdo seja finalmente compreendido. O oposto também é válido. Caso um conteúdo seja rapidamente entendido damos sequência aos estudos, passando para o próximo passo.

Então considere estes fatores quando for começar ou dar sequências aos estudos. Estou a disposição para ajudar caso seja necessário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *